Melhoria do Processo de Teste de Software – MPT.Br Nível 2

Carga Horária: 40h
Investimento: R$ 450,00 dividido em até 10x

O Curso
O curso de capacitação para implementação do modelo MPT – Melhoria de Processo de Teste – Nível 2 tem por objetivo capacitar os técnicos para implementarem o modelo em organizações que já tenham o nível 1 implementado. Trata-se do curso oficial aprovado pelo Conselho Gestor do MPT e como tal é um dos pré-requisitos para o credenciamento como implementador do mesmo neste nível. O MPT é um modelo que permite que as empresas melhorem a execução dos testes de software através da introdução de práticas específicas que estão distribuídas pelas áreas de processo dos seus 5 níveis de maturidade.

Neste nível são apresentadas as seguintes áreas de processo:

Gerência de Projetos de Teste de Software
Incluindo a criação do Plano de Teste e as atividades de Planejamento do Projeto de Teste (5 práticas adicionais);

Projeto e Execução de Teste
Incluindo as atividades de criação dos Casos de Teste e dos relatórios de registro de incidentes (4 práticas);

Gerência de Requisitos de Teste
Incluindo as atividades de entendimento, comprometimento e rastreabilidade de requisitos (5 práticas);

Práticas genéricas (2 práticas adicionais).

Baseado na Guia de Referência do MPT temos a seguinte afirmação sobre o modelo: A busca por modelos está diretamente vinculada à demanda organizacional, visto que a efetiva gestão dos ativos organizacionais é crítica para o sucesso do negócio. Nesse contexto, os processos, oriundos de modelos de maturidade, tem por objetivo auxiliar às organizações alcançarem os resultados almejados através da melhor execução das atividades planejadas e também minimizar os impactos quando da introdução e uso de novas tecnologias.

Cabe lembrar que testes executados corretamente permitem que mais defeitos sejam encontrados antes dos softwares serem liberados para a produção. Desta forma os custos de manutenção são reduzidos, a qualidade do produto aumenta e as imagens ruins causadas pelos problemas em produção diminuem.

Professor: Emerson Rios

Economista formado pela UFF e com pós-graduação em Engenharia de Sistemas pela COPPE/UFRJ. Trabalhou muitos anos na Caixa Econômica Federal onde ocupou diversos cargos de gerência na área de tecnologia da informação. Representou o governo brasileiro no Fórum de Comércio Eletrônico da ONU em Genebra na Suíça no período de 1998 a 2001. Foi presidente da ALATS – Associação Latino Americana de Teste de Software. Atua também como consultor em melhoria de processos (MPT, MPS.BR e CMMI) através da Riosoft/Softex e é membro do Comitê Gestor do MPT. Autor de diversos livros sobre Teste de Software, dentre os quais Teste de Software da Editora Altabooks, Análise de Riscos em Projetos de Teste de Software da Editora Altabooks, Documentação de Teste da Editora Altimagem, Caratê Aplicado ao Teste de Software – Artimagem, Gerência de Projetos de Teste de Software – Artimagem, Base de Conhecimento em Teste de Software – Editora Martins Fontes, Planeje os seus testes de software e não morra na praia – Editora Artimagem. Veja o site www.emersonrios.eti.br. Material: Os alunos deverão baixar no site do MPT (www.mpt.org.br) a Guia de Referência do Modelo.









Copyright © Unisoftex